CUIDADO COM O RANSOMWARE: CRESCE NO BRASIL O CRIME DE SEQUESTRO DE DADOS

  • 0

CUIDADO COM O RANSOMWARE: CRESCE NO BRASIL O CRIME DE SEQUESTRO DE DADOS

Tags : 

Share

É bem possível que ontem, ou hoje, você tenha encerrado seu expediente na empresa finalizado seu trabalho sem maiores problemas.

Mas imagine que chegando de volta ao escritório, descobre que todo banco de dados da empresa esteja inacessível. Nenhum sistema funciona, ninguém da companhia consegue trabalhar – a não ser, avisa uma mensagem na tela, que você pague US$ 3 mil. Pois é, você foi vítima de um sequestro de dados, mais conhecido no meio de segurança digital como Ransomware.

Leia o artigo na íntegra, abaixo. E, se depois de ler você reconhecer que precisa de uma solução especialista para proteger os dados de sua empresa, clique aqui.

Esse caso relatado acima é real, aconteceu a um empresário do meio automotivo do Recife. “Nosso servidor ficava numa das filias, com todos os dados, principalmente notas fiscais e estoque. Ficamos com todo acesso bloqueado. Montamos uma equipe de especialistas para tentar quebrar essa limitação, mas não deu certo ainda”, conta o empresário.

Os próximos passos são emitir um laudo técnico que comprove a invasão do sistema da empresa e entrar com uma queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil. “Isso poderá nos proteger judicialmente para o caso de uma fiscalização da Fazenda. Os outros processos da empresa terão que ser refeitos manualmente”, completa.

Segundo o delegado Derivaldo Falcão, a polícia pernambucana até hoje não foi notificada por nenhum caso de sequestro de dados. “Não posso afirmar com certeza, mas imagino que muitos empresários evitam acionar a polícia com medo de que a informação seja divulgada e suas empresas pareçam frágeis”, avalia Falcão.

Não denunciar é um erro, e pode fazer com que a prevenção a novos casos seja prejudicada. “No caso de ataques à empresas, por exemplo, é muito mais fácil para nós conseguirmos uma quebra de sigilo junto à Justiça, já que houve dano material. Temos ainda contato com outras delegacias pelo Brasil, que podem nos ajudar na investigação”, completa o delegado.

Entretanto, o empresário recifense está longe de ser uma exceção. Segundo uma pesquisa sobre a segurança da informação nas empresas realizada pela Kaspersky Lab, apenas 34% das empresas brasileiras reconhece a séria ameaça que o ransomware representa. “Empresas financeiras, agências do governo, instituições acadêmicas e até hospitais; qualquer organização pode ser vítima. A principal motivação por trás dessas campanhas de extorsão é o dinheiro, seja golpes de bloqueio simples, que apenas travam os dispositivos, mas não criptografam as informações, até aquele que os sequestros criptografados se mostraram muito mais lucrativos para os cibercriminosos”, afirma o pesquisador sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.

Essa prática não é nova, mas ganhou mais fôlego nos últimos anos. “Tecnicamente é um conceito antigo, mas a novidade é o uso em larga escala. Para o cibercriminoso é algo fácil de se usar e que atinge um grande número de vítimas”, afirma o gerente regional da Trend Micro Brasil, Marcos Rizo.

A principal forma de abordagem é a engenharia social, ou seja, os hackers enviam e-mails com anexos que parecem relevantes para o destinatário (tais como “folha de pagamento” ou “nota fiscal”) mas que são malwares disfarçados. “Os principais alvos são pessoas que não conhecem tanto de tecnologia e, ao mesmo tempo, possuem dispositivos vulneráveis, com itens de segurança desabilitados ou desatualizados”, conta Rizo. O vírus então invade o sistema, captura os dados e impõe sobre ele uma criptografia, cuja chave só os cibercriminosos têm.

Os dados da empresa pernambucana foram criptografados de tal forma que nem as ferramentas mais atuais de quebra de códigos puderam acessá-los. “Ficar com a empresa parada, tentando acessar o sistema, me custou mais do que os US$ 3 mil que me pediram de resgate. Mas me recusei a pagar, porque sei que esse dinheiro financia outros golpes e crimes diversos, até terrorismo”, afirma o empresário.

De acordo com Assolini, o pagamento também não é garantia de ter seus dados de volta. “Muitas vezes, as empresas vítimas de ransomware pagam pelo resgate sem perceber que, depois disso, não há qualquer garantia de que seus dados serão desbloqueados. Também há evidências de que, no caso de um ransomware mal-codificado, talvez não seja possível recuperar essas informações”, explica.

Fonte: Por RENATO MOTA, para o MUNDOBIT

Share

Enviar um Comentário

Procure-nos para uma solução completa para o TI da sua empresa