Licenciamento Microsoft para pequenas e médias empresas
Como funciona o licenciamento Microsoft para empresas pequenas e médias?
Existem diferentes formas de pequenas e médias empresas adquirirem soluções da Microsoft.
A primeira forma de comprar software Microsoft que vem a cabeça de um gestor é comprar as licenças no varejo.
Geralmente ele faz uma pesquisa na internet e acha algum preço atrativo em algum e-commerce. Já falamos sobre os cuidados ao comprar software Microsoft em outro artigo.
Tirando os espertinhos que vendem software irregular na internet, o que você geralmente acha de software para vender na internet são as famosas caixinhas (FPP) ou licenças ESD.
Este tipo de licenciamento foi criado pela Microsoft pensando no usuário doméstico ou empresas muito pequenas, de no máximo 5 funcionários.
Para empresas maiores que isso, esse tipo de licenciamento deixa de ser interessante. Abaixo destacamos os motivos:
• O licenciamento do tipo caixinha ou FPP costuma ser o mais caro disponível no mercado;
• Você tem uma chave de ativação diferente para cada licença. Conforme sua empresa cresce, gerenciar isso se torna um trabalho quase impossível;
• A comprovação dessas licenças exige que você guarde a nota fiscal de compra enquanto usar o software;
• Não é possível o downgrade para versões anteriores;
•Não tem suporte da Microsoft.
Então qual a melhor opção de licenciamento Microsoft para empresas com mais de 05 funcionários?
Licenciamento por volume ou CSP!
O que é licenciamento por volume?
O licenciamento por volume Microsoft é modalidade onde a Microsoft disponibiliza o direito de uso do software de acordo com a quantidade que você precisa, disponibilizando uma única chave para ativação de todas as licenças e um portal único onde pode gerenciar todo o histórico de compra de software Microsoft da empresa.
Benefícios do licenciamento por volume:
• Muito mais fácil de gerenciar seus ativos de software, pois a Microsoft disponibiliza um portal chamado de VLSC, onde você tem, de forma centralizada, acesso as chaves de ativação, contratos, histórico de compras, downgrades e outros benefícios;
• Menor custo de aquisição de software já que a Microsoft disponibiliza preços mais agressivos devido a compra em quantidade das licenças;
• Muito mais fácil de comprovar a legalidade das licenças em caso de uma auditoria da Microsoft;
• Formas de pagamento com parcelamentos mais longos.
Apesar do nome, os contratos de licenciamento por volume não exigem uma compra grande de licenças.
Essa modalidade de compra de software Microsoft exige uma quantidade mínima de 5 licenças e abrange todo o portfólio de produtos de software Microsoft.
Em se tratando de pequenas e médias empresas, a Microsoft disponibiliza 03 tipos de contrato de licenciamento por volume. São eles:
• Open Business
• Open Value
• Open Value Subscription
Com certeza um deles vai atender as necessidades da sua empresa.
O que é licenciamento CSP?
O licenciamento CSP é uma modalidade de pagamento mensal das licenças específica para produtos de Cloud Computing da Microsoft.
Nele você paga mensalmente pelas licenças que consome e pode alterar as quantidade de acordo com a sua necessidade.
Você pode comprar através do CSP os seguintes produtos da Microsoft:
• Office 365
• Dynamics
• Windows Upgrade
• Microsoft 365
• Power BI
• Project
• Visio
• Azure
Qual a modalidade de licenciamento mais adequada para minha empresa?
É necessário uma análise detalhada, pois cada empresa tem necessidades muito específicas que influenciam na escolha do tipo de licenciamento.
Precisa de ajuda para identificar qual o melhor modelo de licenciamento Microsoft para sua empresa?
Entre em contato conosco, clique aqui. Teremos o máximo prazer em te atender.
2 Comments
Rafael
outubro 27, 2020at 11:02 pmBoa noite, tenho uma pequena empresa, e preciso comprar duas licenças de Windows e office. Qual o melhor modelo de licenciamento?
Helvio Pichamone Candido Jr.
dezembro 13, 2021at 10:42 amPerdão pela demora, Rafael. Ficamos presos em uma “inundação de spams” e alguns posts ficaram pra trás. Provavelmente você já encontrou a resposta que necessitava, mas vou tentar ajudar a outros com dúvidas semelhantes.
Para licenciar o sistema operacional do seu computador, a melhor opção é adquiri-lo já com a licença provida pelo fabricante do computador. Esse tipo de licença é chamado OEM. Vai ser a forma mais barata de adquirir o Windows, para qualquer tamanho de negócio. O importante aqui é lembrar que, para um negócio, a edição mais adequada é o Windows Pro, permitindo várias facilidades de gerenciamento e integração em rede (local ou nuvem). Para uma empresa de dois computadores, provavelmente sem um servidor, sem grandes necessidades de controle gerencial, assim como para uso doméstico, a versão Windows Home será a mais adequada (se seu computador veio com licença Home, a atualização para Pro custa, hoje, na Loja Microsoft do seu Windows, cerca de R$ 780,00.
Já para a ferramenta de produtividade Office, recomendamos uma assinatura do Office 365. Existem vários modelos, conforme a necessidade, para instalação do produto no computador ou uso somente on-line na web. Paga-se por mês e por pessoa que utiliza o produto. Aumenta-se e diminui-se os custos somente conforme a necessidade e dá mobilidade no uso das ferramentas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco em https://www.multiconecta.com.br/contato-comercial