O que significa “Bluetooth”? Não, não é “dente azul”!

  • 0

O que significa “Bluetooth”? Não, não é “dente azul”!

Share

Eu sei que você deve ter se perguntado, algumas vezes, qual a razão da tecnologia que permite transmissões de dados via wireless ser chamada de dente azul!

Bem, a notícia é que o nome Bluetooth não significa dente azul, mas um sobrenome!

Precisamente de Harald Bluetooth, que era o rei viking da Dinamarca entre 958 e 970 DC. Ok, mas e qual a razão dele batizar uma tecnologia wireless? Simples – e compreensível – o rei Harald ficou famoso por ter unificado as partes da Dinamarca e da Noruega, transformando-as em uma só nação e convertendo os dinamarqueses ao cristianismo. E ai está a sua ligação com a tecnologia Bluetooth, o rei era um unificador.

Em meados dos anos 90, o campo da comunicação wireless necessitava de um unificador. Várias empresas estavam desenvolvendo padrões não-compatíveis, o que, para muitas pessoas, se tratava de um impedimento para adoção definitiva dessa tecnologia pelo mundo.

Uma dessas pessoas era Jim Kardach, um engenheiro da Intel envolvido no desenvolvimento da tecnologia wireless. Esse cara assumiu a tarefa de mediador entre todas aquelas empresas para unir e desenvolver uma tecnologia de radio conectividade de curto alcance que fosse padrão.

À época, ele estava lendo um livro sobre vikings que falava sobre o reinado de Harald, a quem ele viu como símbolo ideal para unir as empresas competidoras.

Bluetooth Special Interest Group

No fim, as partes que competiam realmente se uniram para formar o Bluetooth Special Interest Group, que acabou por resultar na famosíssima e adorada tecnologia Bluetooth.

Então, agora você sabe! Bluetooth era um viking! Quem diria?

Ah, em tempo! O Bluetooth do rei Harald não significa dente azul nem como um provável apelido do nosso viking! Na realidade é uma corruptela da palavra escandinava Blåtand, onde Blå significaria “homem de tez escura”, e tan “homem notável”, resultando em “homem notável de tez escura”. O fenômeno fonético acabou provocando uma corruptela assemelhada a “bluetooth”.

Stay tuned for the next tip! Ou em bom português: Fique atento para a próxima viagem!

Por Fábio Emerim, English Teacher, para o clicrbs.com.br

Share

Enviar um Comentário

Procure-nos para uma solução completa para o TI da sua empresa