Saiba como incentivar a integração entre TI e operações

  • 0

Saiba como incentivar a integração entre TI e operações

Tags : 

Share

Os dispositivos de produção estão ficando cada vez mais complexos digitalmente, exigindo uma participação cada vez maior do time de TI nos projetos de melhorias operacionais de organizações industriais.

No entanto, a união entre o departamento de TI e o de operações está longe de ser perfeita. Cada vez mais CIOs de todo o mundo estão se surpreendendo ao encontrar softwares desatualizados (inclusive sem atualizações críticas de segurança) e antiquados sendo usados em atividades críticas do negócio: controlando máquinas, sistemas de resfriamento e aquecimento, bombas, entre outros.

A evolução do mundo da tecnologia operacional, que sempre funcionou independentemente da TI, aumentou o desejo de se beneficiar de novas tecnologias como big data, internet das coisas e cloud computing e, ao mesmo tempo, a exposição de máquinas antes isoladas aos riscos do cyber espaço.

Não é shadow IT

Muitos confundem a questão da evolução da tecnologia operacional com o problema da shadow IT, porém, são preocupações completamente diferentes.

A shadow IT ocorre quando departamentos usuários de tecnologias tradicionalmente oferecidas pela TI resolvem sair desse padrão, seja por frustração em relação às regras impostas ou pela demora da TI para avaliar e adotar a nova tecnologia. A shadow IT geralmente envolve pequenas implantações, como serviços baseados na nuvem.

Quando se trata das tecnologias operacionais, por outro lado, não há familiaridade nenhuma do lado da TI, seja com a arquitetura, os fornecedores, as aplicações, as exigências e a criticidade envolvida em tempo real. É algo completamente diferente do que a maioria dos departamentos de TI está envolvida.

Precisa de especialistas para obter uma melhor integração entre os departamentos de TI e de Operações em sua empresa?

Os maiores obstáculos na integração de TI e operações

Os riscos de segurança e as preocupações com compliance e regulações governamentais tornaram a tática de “não mexer em time que está ganhando” impraticável, afinal, engenheiros e operadores, treinados para lidar com equipamentos pesados, não estão prontos para lidar com essas questões, que nunca fizeram parte de suas prioridades.

Apesar de os líderes reconhecerem a necessidade de haver integração entre TI e operações, existem vários obstáculos. Um deles é a falta de confiança entre os profissionais, que estão acostumados a trabalhar de maneira independente.

Engenheiros temem que a equipe de TI crie uma camada de burocracia e controles desnecessários. A TI, por outro lado, fica relutante em se envolver com uma série de diferentes fornecedores dos quais nunca ouviu falar, muitos, inclusive, rodando tecnologias ultrapassadas e projetados de maneira nada fácil de gerenciar.

Possíveis táticas de integração entre TI e operações

Apesar de TI e operações terem visões e prioridades distintas, ambos têm uma preocupação comum: criar sistemas eficientes, que funcionem e não quebrem.

A integração, no entanto, requer suporte do time de executivos e dos líderes dos dois departamentos. Algumas empresas, por exemplo, criaram centros de inovação em que engenheiros e líderes de TI podem explorar novas tecnologias juntos.

Outra tática é criar uma grade inteligente que exija a expertise tanto da engenharia quanto da computação. Isso significa definir cuidadosamente quais responsabilidades e tarefas serão compartilhadas, ou seja, ninguém será submetido a tarefas para as quais não está capacitado, mas todos deverão aprender a pensar juntos.

Com Network World

Share

Enviar um Comentário

Procure-nos para uma solução completa para o TI da sua empresa