Por que sua empresa deve investir em segurança digital?

  • 0

Por que sua empresa deve investir em segurança digital?

Tags : 

Share

Se a sua empresa está em busca de soluções de TI que proporcionem o aumento de produtividade e a otimização dos processos, provavelmente ela investe em tecnologia, certo? Sistemas de gestão, modelos de computação e formas de armazenamento de dados são apenas algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis. Mas a sua empresa também se preocupa com a segurança digital dos dados?

Se antes as informações ficavam salvas em papéis guardados nos almoxarifados, hoje elas são armazenadas em servidores e até na nuvem. Isso significa que esses dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, por isso é muito importante garantir que somente as pessoas autorizadas consigam chegar até esses arquivos.

O que é política de segurança da informação?

A política de segurança da informação ou PSI é uma forma de a empresa se precaver contra más intenções e mau uso de soluções e ferramentas instalados nos computadores corporativos. A PSI precisa ser elaborada antes da instalação e ser repassada a todos os colaboradores que terão acesso à ferramenta em questão.

Para elaborar esse documento, usa-se como base a Norma 27001 da ABNT, que leva em consideração três quesitos fundamentais na hora de estabelecer as melhores práticas, que são: confidencialidade; integridade; disponibilidade.

Esses pilares garantem que as informações estarão disponíveis apenas para as pessoas com acesso autorizado e que tenham garantido utilizar as informações da maneira correta e mantendo sigilo.

Qual a importância de um antivírus corporativo?

Antivírus são ferramentas capazes de monitorar, detectar e eliminar vírus e arquivos maliciosos ou infectados de um computador. Existem diversas opções gratuitas disponíveis no mercado e elas até são consideravelmente efetivas quando se trata de computadores domésticos. O problema é que em redes corporativas esses softwares são pouco eficientes.

Como os servidores de uma empresa contêm informações de extrema importância e que são altamente confidenciais, o ideal é investir em antivírus corporativos para garantir a segurança dos dados. Essas versões dos antivírus são pagas, mas oferecem proteção integral, suporte técnico especializado e funções específicas para cada negócio.

Além disso, há garantias caso os computadores sejam infectados mesmo com os antivírus corporativos ativos. Isso significa que você tem a quem recorrer, caso os danos sejam irreparáveis.

O que um firewall pode fazer pela segurança digital de sua empresa?

O firewall funciona de forma semelhante ao antivírus, atua na proteção dos dados e computadores da organização. O ideal é que se utilize versões pagas e voltadas exclusivamente para empresas (pelos mesmos motivos citados anteriormente), mas não se engane, um não deve ser substituído pelo outro.

Enquanto o antivírus atua como a polícia local de uma região, o firewall é como a segurança montada nas fronteiras. Ele funciona como um filtro e garante que só entrem e saiam arquivos autorizados e seguros entre os computadores e as redes de internet.

E a equipe de TI?

Ter equipamentos de última geração e softwares modernos é muito importante, mas de nada adianta se não houver alguém capacitado para extrair o máximo dessas ferramentas. A equipe de TI precisa contar com colaboradores atualizados, inovadores e com experiência avançada. Para pequenas e médias empresas a melhor forma – e menos dispendiosa – de contar com uma equipe desse porte, pode ser investindo em serviços terceirizados de Service Desk, por exemplo.

Em síntese, fica claro que somente com uma equipe atualizada e ferramentas eficientes, os dados de sua empresa estarão guardados de forma segura e as informações sigilosas dificilmente serão acessadas por quem não possuir acesso.

Conteúdo adaptado do original produzido por Metrobyte

Share

Enviar um Comentário

Procure-nos para uma solução completa para o TI da sua empresa